Casamento - Curiosidades e outros!

 Como surgiu? A primeira aliança!
“Por falar em aliança, o primeiro protótipo do que viria a ser um anel de casamento apareceu ainda na época dos faraós, para simbolizar a eternidade do relacionamento feliz para sempre”. (éra de Ferro)

Os gregos adicionaram um significado a mais para a jóia ao produzi-la a partir do ferro imantado (pois o ímã atraía energias positivas). Somente na época Medieval o anel passou a ser feito em ouro e pedras preciosas.





Como surgiu o Noivado?
Já o Noivado surgiu no século XVIII, quando o papa Inocente III
(bem Inocente hehehe) criou um tempo de espera entre o pedido de casamento e a cerimônia. (cara esperto esse, nesse período da também p noivo pensa duas vezes antes de continua com essa história)!

Quando começou? As damas de honra!
As primeiras damas de honra da História certamente não eram tão graciosas como as de hoje. Como o noivo conheceria a noiva apenas no dia do casamento, todo recurso possível e imaginável era utilizado pelos chineses para valorizar mais a beleza da moça.
Explica-se: era muito comum escolher as jovens mais feias da comunidade para adentrar o local da cerimônia antes da entrada triunfal da noiva, assim, ela pareceria mais bela aos olhos do futuro marido. (então se você for dama de honra já sabe, é feia) rrsrsrsrsr.


Como surgiu? Chá de cozinha! (não foi na cozinha)
Era uma vez um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica senhorita. O pai da senhorita desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa. Assim, há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha.








Com apareceu? O bolo de casamento!
A guloseima principal das festas de casamento teve uma origem, no mínimo,
inusitada. Para desejar boa sorte aos casais, os romanos costumavam quebrar um pão doce sobre a cabeça da noiva (isso ia ser muito massa), pois o trigo representava a prosperidade. Alguns povos jogavam o próprio grão ou a farinha na moça.
Séculos depois, cada convidado passou a levar um pedaço de bolo, que era amontoado junto aos demais em uma mesa. Ao ver todos aqueles pedaços separados, um confeiteiro teve a feliz idéia de transformá-los em uma coisa só: nascia assim o bolo propriamente dito. Já o brinde com o champanhe surgiu no ano 450 a.C., entre os anglo-saxões.






Outras curiosidades

  • No casamento italiano a cerimônia pode durar o dia inteiro, tem café da manhã, almoço e jantar. (quero um desse com certeza)
  • As noivas usavam dois buquês, um para usar e outro para jogar para as amigas.
  • A aliança é usada no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração. (no caso daquela aliança de ferro é meio perigoso né)
  • O arroz que é atirado nos noivos na saída da cerimônia é para desejar-lhes uma família numerosa. (baiano faz isso. 14, 15 filho)
  • A escolha dos padrinhos, sempre era de um bom amigo, para proteger a noiva de um possível rapto. (Vai ver naquela época eles roubavam mulher pra casamento, ai os País ia atrás e tinha os padrinho pra proteger uai) Caso encerrado!!!
  • Posição dos noivos: Durante a celebração de casamentos cristãos, a noiva se posiciona do lado esquerdo do noivo. Na Idade Média, acreditava-se que o noivo, nessa posição, poderia defender sua noiva de qualquer ataque, já que estava com o braço direito livre para usar sua espada em combates.

2 comentários:

Anônimo disse...
29 de jul. de 2010, 11:26:00

Muito grilo loko né... rssrsr

Thiago disse...
29 de jul. de 2010, 11:28:00

Instrutiva e Ilária.. Gostei...
Vocês tão caprichando galera do grilo loko.

sucesso \o/

Postar um comentário

Comenta ai galera, fiquem avontade!!!